Instituto Pensar - Filme com Darín recria julgamento de crimes da ditadura

Filme com Darín recria julgamento de crimes da ditadura

por: Michelle Portela 


Imagem: Divulgação

Os atores Ricardo Darín e Peter Lanzani representarão os promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo em Argentina, 1985. O filme será inspirado no julgamento de militares que governaram o país com mão de ferro, entre 1976 e 1983.

"Uma batalha de Davi contra Golias e com os protagonistas menos esperados?, diz um comunicado da Amazon Studios, coprodutora do filme, cujas primeiras cenas foram rodadas recentemente, ao lado de La Unión de los Ríos, Kenya Films e Infinity Hill.

Leia também: Tortura Nunca Mais e vítimas de Ustra reagem à notícia da promoção a marechal

O filme Argentina, 1985 se inspira no trabalho da equipe de promotores que realizou a denúncia no julgamento de nove comandantes da ditadura, iniciado apenas 16 meses após a recuperação democrática.

A sentença lida em 9 de dezembro de 1985 condenou à prisão perpétua o ex-ditador Jorge Videla e o ex-chefe da Marinha Emilio Massera; a 17 anos, o ex-general Roberto Viola, sucessor de Videla na presidência; a 8 anos, o chefe da Marinha, Armando Lambruschini; e a quatro anos e meio, o chefe da Aeronáutica Omar Graffigna. Outros quatro réus foram absolvidos.

Além de Darín como Julio, o longa tem no elenco o ator Peter Lanzani (O ClãO Anjo) como Luis Moreno Ocampo. O filme é dirigido por Santiago Mitre (PaulinaA Cordilheira) e roteirizado por Mitre e Mariano Llinás (La FlorHistórias Extraordinárias).

Filmado nos locais onde a história realmente aconteceu, Argentina, 1985 terá um lançamento nos cinemas argentinos antes de estrear exclusivamente no Amazon Prime Video.

"É empolgante fazer parte de um projeto tão ambicioso que levará o público a uma jornada por um ponto crucial na história da Argentina?, disse Javiera Balmaceda, Head de Conteúdo Original de Países Latinos de Língua Espanhola do Amazon Studios. 

Argentina, 1985 não tem previsão de estreia.

Com informações do Brasil 247



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: